Páginas

MÊS DOS NAMORADOS!
ECONOMIA DOMÉSTICA!

Como este mês é considerado como o mês dos namorados, então penso que é oportuno escrever um pouco sobre o âmbito da vida a dois. Economia doméstica! Um dos maiores causadores de problemas na família atual.
A família tem alguma orientação bíblica quanto à administração do dinheiro?
Alguns especialistas afirmam que o índice de divórcio aponta o dinheiro como um dos piores inimigos na vida familiar. Aliás, parece que um dos votos no matrimônio foi mudado, de “até que a morte nos separe,” para “até que as dívidas nos separem”.
A pergunta acima pode ser ampliada: “A família brasileira tem alguma orientação quanto a administração do dinheiro? Penso que não! A família brasileira é bombardeada por inúmeras propagandas que a induz a comprar, mesmo sem dinheiro.

Detectando o problema:
Você já passou por crises financeiras na família? Não há famílias que não passaram ou passam por problemas financeiros. Daí você poder dizer: “os milionários não passaram, nem passam por problemas financeiros!” Será? O mesmo acontece com eles também, porém em escala diferente.

Causas de alguns problemas financeiros:
Vamos ver alguns motivos que levam uma família a passar por crises financeiras:
=> Ao se casarem, duas pessoas trazem para a vida comum conceitos diversos acerca do dinheiro, conceitos que refletem o modo como foram educados. Quer queiram, quer não, são influenciados pelas atitudes dos pais. Se o sistema de valores das duas famílias tiver sido parecido, os conflitos serão menores; mas se tiver bem diferente, o casal poderá descobrir que é nesta área da vida conjugal que se deparam com problemas que, se não forem satisfatoriamente solucionados, poderão afetar outros aspectos do seu viver comum.

=> Falta de compreensão por não entender que nem sempre se pode comprar tudo o que gostamos e vemos pela frente. Por que comprar algo só por que é barato demais, se você não precisa?

=> Falta do conjugue dizer um “não” um para o outro ou para os filhos que quando se sabe que é impossível sair do orçamento, onde a entrada é menor do que as possíveis “saidas”, ainda que compradas nas “promoções à perder de vista”. Você poderá ficara escravo pelo resto da vida. Nunca mais será livre!

Algumas soluções:
Para os especialistas nesta área, a única solução será um planejamento. Sabemos da importância do planejamento, porém sabemos que não é tudo e que um planejamento sem a orientação de Deus, não surtirá efeito.
O segredo da estabilidade financeira é não gastar mais do que se ganha. Em princípio parece fácil. Mas a tendência, a tentação, a realidade é o contrário: gastar mais do que as entradas.
Reconhecer que todos os bens materiais vêm das mãos bondosas de Deus, tudo são bênçãos imerecidas (Gn 32.10; Sl 103.2; Cl 3.16; Lc 17.15-16).

Resultados:
Da correta administração dos bens disponíveis (recebidos por Deus) depende em grande parte a felicidade (sucesso) da Economia Doméstica Cristã e o progresso material da família. Lembrando sempre que esta administração é uma atividade conjunta da família (marido, esposa e filhos). Assim, o princípio cristão da “Família e Economia Doméstica” tem por base Fp 2.4 – NTLH “Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros”.
Estou eu como cristão administrando corretamente os bens que Deus na sua graça, no seu amor, me concedeu? Onde posso melhorar? Onde devo cortar gastos e onde devo investir mais?
Lembrem sempre de colocar Deus em primeiro lugar (Mt 22.36,37). Mt 6.33: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas (materiais) vos serão acrescentadas.”
Que Deus nos oriente sempre. Amém.


Pr. Reginaldo Veloso Jacob
Resumo do encontro de casais de 2008

Nenhum comentário: