Páginas


Emanuel - Deus conosco
Mateus 1.23

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus!
Emanuel é a tradução da graça e da misericórdia de Deus por nós. Emanuel significa “Deus Conosco”.
Com certeza você, em algum momento de sua vida, já se sentiu só. Este “só” que estou falando, não é no sentido de ausência de outras pessoas, “só” no sentido de ninguém poder fazer nada por você.
Você se sente “só”, quando esta aflito, angustiado, com medo, preocupado, desconsolado, sem paz etc. Estes sãos os momentos em que estamos “sós”, mesmo estando no meio de uma multidão.
Quem gosta de viver só? Ninguém. Há exceções! O ser humano, de forma geral, necessita de companhia. Então, quer dizer que se nós estivermos em companhia de alguém, não vamos passar por aflições, angustias e medos? Não. O fato de ter alguém, sempre do nosso lado, não nos isenta de tais sofrimentos e angústias.
Por isso, escolhi Mateus 1.23 para refletirmos um pouco neste mês de Natal. Emanuel! Deus conosco.
Quando falamos ou ouvimos falar: “Emanuel ‘Deus conosco’”, sentimos no fundo um vazio ou mesmo, não sentimos nada. São Palavras bonitas, que são usadas costumeiramente no Natal. Passa-se o Natal, cai no esquecimento. Apenas é lembrada no outro ano, no outro Natal. Vamos ver que não é assim que deve funcionar.
Emanuel! Deus conosco? Como? Seu eu não vejo nada! Talvez esteja aqui um dos motivos de haver tantos deuses por aí. O ser humano quer ver Deus. Isso é impossível, não é verdade? Não. Não é verdade. Vejam por que!
Deus está conosco! Eu posso vê-lo, e vocês? Podem, conseguem? Vamos aprender a ver Deus conosco.
Muitas vezes quando pensamos em “Deus conosco”, pensamos em um anjo do nosso lado, ou coisa parecida. Porém, ver Deus como imaginamos, não vai acontecer naturalmente. Não estou dizendo que não pode haver essa possibilidade, aqui vamos trabalhar com fatos visíveis e concretos.
Emanuel! Deus está conosco! Como eu disse, parece vaga essa afirmação, mas nosso desafio é ver Deus neste mês e nos demais meses do ano. Então eu vou fazer algumas perguntas e nas respostas a essas perguntas, talvez você consiga ver Deus com você.
Onde você encontra refugio, descanso, depois de um dia de trabalho exaustivo? Você pode responder: Na minha casa, com meu esposo, minha esposa, meus filhos.
De quem você recebe carinho, afeto, amor e perdão? Você pode responder: De meus pais, meu cônjuge, meus filhos, meus irmãos e amigos.
De onde você recebe palavras de conforto, de fé, de esperança e amor? Você pode responder: Na igreja, em casa, no amigo etc.
De onde vem o sustento do seu lar? Você pode responder: Do meu trabalho.
De onde vêm as coisas necessárias para sua sobrevivência aqui neste mundo? Você pode responder: Da natureza; tais como água, sol, ar, plantas, terra, animais, aves etc.
Você esta entendendo onde quero chegar? Você consegue ver Deus do seu lado? Eu consigo.
Meus irmãos e irmãs! Deus está conosco! Ele veio no Natal, viveu do lado, junto do ser humano. Além de estar junto, nos ensinou a viver. Deu-nos exemplos de humildade, de amor, de carinho, de responsabilidade e de compromisso. E quando partiu prometeu: “eis que estou convosco todos os dias, até quando eu voltar novamente”. Mt 28.20.
Emanuel! Deus conosco! Por isso eu disse antes que esse nome dever ser lembrado diariamente, e não só no Natal, como muitos fazem. Deus está conosco sempre, nós é que muitas vezes não conseguimos ver ou não queremos ver.
Ser amado e poder amar é a presença mais viva de Deus em nossa vida. Às vezes queremos ver Deus de formas sobrenaturais, tais como, milagres etc. Ora, para haver um milagre, faz-se necessário algo indesejável em nossa vida. Não tendo algo indesejável em nossa vida, já é um milagre de Deus.
Jesus quer ser “Emanuel” em sua vida.
Um FELIZ NATAL à todos!

Pr. Reginaldo Veloso Jacob Publicar postagem

Nenhum comentário: