Páginas

Papel de mãe e papel de filho!

Introdução:
Estimadas mães e estimados filhos!
Por hoje ser considerado o dia das mães, é oportuno refletirmos um pouco sobre este assunto, que sempre será atual e importante.
Ser mãe é uma “atividade” que remonta a criação. A primeira mulher – Eva foi mãe. Não sabemos que mãe foi Eva. Mas se você fizer um passeio no tempo e analisar como era “ser mãe” a vinte, trinta, quarenta, cinqüenta anos atrás, você facilmente perceberá que houve e está havendo uma transformação no “ser mãe”, ao longo do tempo. Aqueles que já passaram dos vinte anos podem lembrar como era sua mãe e como agia com os filhos.

I. Parte: Papel de mãe
Ser mãe não é apenas gerar o filho por 9 meses, seu papel vai além. As mães têm algumas responsabilidades para com seus filhos. Então, vamos ver algumas que a Bíblia destaca:
1. Consolar – A mãe deve ser fonte de consolo para seus filhos (Is 66.13). Todas as mamães aqui presentes cumprem com este papel?
2. Ensinar – As mães devem ensinar seus filhos (Pv 31.1). Todas as mamães aqui presentes cumprem com este papel?
3. Disciplinar – As mães devem disciplinar seus filhos, quer seja com vara, castigo etc. (Ler: Zc 13.3) Que castigo duro! Todas as mamães aqui presentes cumprem com este papel?
Qual destes três papéis está sendo mais valorizado ou usado nos dias de hoje? Eu penso que muitos vão responder: “Consolar”. Muitas mães não dão valor e importância a nenhum destes três papéis. Por que digo isso? Vejam:
* “Passar a mão” na cabeça do filho é consolar?
* Disciplinar e depois dizer: “Vem cá filhinho, mamãe bateu no neném, que peninha!” Isso é consolar?
* Dar tudo o que filho quer, é consolar?
Mães! Isso não é consolar. Quando é precisamos de consolo? Quando estamos tristes (não por pirraças), quando estamos desanimados, angustiados etc. Deus, quando nos consola, Ele vem e faz tudo por nós? Não. Ele nos consola com palavras, com “gestos” e nos mostra o caminho certo que precisamos seguir (nem sempre é o mais fácil). Mães! Consolar também não é se “matar” aos poucos por causa dos seus filhos. Consolar é abraçar o filho, é dizer uma palavra positiva, animadora.
Vamos para o segundo papel! Quem lembra? Ensinar. As mães passam a maior parte do tempo com seus os filhos. Ela tem o papel de ensinar o filho. Ensinar o que? É a pergunta. Ensinar amar, respeitar, trabalhar, valorizar, organizar, servir etc. Isso desde o primeiro minuto de vida e não na adolescência.
Onde encontrar tudo isso para passar para os filhos? Nas novelas? Não. Na super Nani? Também não! Então, onde? Na Bíblia Sagrada. Mães! Ensinem seus Filhos! Seja a Palavra de Deus o seu manual de instruções.
Em terceiro lugar destacamos o papel – Disciplinar. Agora chegamos num ponto complicado, divergente. Uns concordam, outros não. Mas isso não vem ao caso agora. Como vocês acham que as mães estão desempenhando este papel?
Aqui precisa ficar claro algumas coisas:
* Disciplinar não é barganhar: “Você só vai fazer isso, se fizer aquilo outro”. (Ex.: Você só irá jogar vídeo game se estudar por uma hora!) Barganhar, trocar, condicionar não é disciplina. Se o filho tem que estudar, é uma regra e tem que ser cumprida e não negociada. Se não for assim, a criança não saberá o que é regra, o que é lei. Apenas saberá negociar, trocar. Conhecem pessoas adultas assim?
Os filhos estão perdendo os valores, pois tudo que fazem, querem algo em troca. Isso é falta de correta disciplina.

II. Parte: Papel dos filhos:
Bom! Já falei das responsabilidades das mães. Agora vamos às responsabilidades dos filhos, senão as mães vão sair daqui carregadas.
Existem os deveres imperativos e proibitivos. Os imperativos são: (são bíblicos)
1. Obedecer (Gn 28.7) – Quanta desobediência há por parte dos filhos! Não ouvem mais o que os pais dizem. Desobediência sempre é fruto do mau ensino e da má disciplina.
2. Bendizer (Pv 30.11)
3. Honrar (Êx 20.12)
4. Respeitar (Lv 19.3)
Filhos! Vocês querem que suas mães tenham um feliz dia das mães? Então obedeça, bendize, honre e respeite sua mãe. Mães! Estou falando algo errado?
Quantos aos deveres proibitivos, temos:
1. Não podem feri-la – (Êx 21.15)
2. Roubá-la – (Pv 28-24)
3. Envergonhá-la – (Pv 29.15)
4. Desprezá-la – (Dt 27.16)
Mãe! A má educação dos filhos reverte em sofrimento próprio.
Filho! Se você não obedece, bendize, honra, respeita sua mãe, com certeza, você não obedece, bendize, honra e respeita a Deus. E sabe quem é Deus? Deus é quem te deu uma mãe, te sustenta, te salva da morte e do pecado. Deus é quem te deu uma família, para que no futuro, você possa constituir a sua família.

Conclusão:
“Ser mãe” e “ser filho” não tem segredo, não tem um manual. Precisa ter uma única coisa: Cristo. Amém.

Feliz dia das Mães!

Pr. Reginaldo Veloso Jacob
Ipatinga, MG
reginaldojacob@gamail.com

Nenhum comentário: