Páginas


REFORMA LUTERANA
31 de outubro de 1517

Outubro é um mês muito especial para todos os cristãos, principalmente para nós Luteranos. 31 de Outubro é o dia da Reforma Luterana. Então vamos saber mais sobre Lutero e o que ele fez. Vamos lá!
Martinho Lutero nasceu numa pequena cidade da Alemanha, chamada Eisleben, no dia 10 de novembro de 1483. Filho de João e Margareta. Lutero aos 18 anos entrou na Universidade de Erfurt para fazer Direito, assim como seu pai queria. Foi na biblioteca dessa universidade que Lutero viu a Bíblia pela primeira vez.
Lutero sempre achava que fazia coisas que Deus não gostava. Ele pensava que se tornasse monge e se dedicasse bastante a Deus, seria perdoado. Lutero então decidiu-se tornar monge, isso porque num dia chuvosso, um raio caiu bem perto dele e ele muito assustado prometeu que se ficasse bem, se tornaria um monge. Lutero então, entrou no convento. Em 1507 Lutero tornou-se monge.
Lutero acreditava que teria o perdão de Deus, se fizesse coisas boas. Lutero se punia, passando fome, frio, dormindo no chão… Mas mesmo assim não tinha encontrado a paz que tanto queria.
Aos 25 anos, Lutero foi convidado para ser professor da Universidade de Wittenberg. Era professor de Filosofia e Bíblia. Foi nesta universidade que ele recebeu o título de Doutor em Teologia. Com isso, Lutero estudava mais e mais a Bíblia, onde aprendeu que Deus ama e, por isso perdoa. Ele enviou o seu Filho Jesus para nos salvar. Enquanto isso, em Roma, na Itália, o papa Leão X queria terminar a Basílica de São Pedro. Para isso, autorizou os padres a venderem indulgências (perdão dos pecados). O que mais se dedicou a vender indulgências foi Tetzel, ele fazia promessas absurdas.
Nessa época Lutero já sabia que as pessoas não precisavam se torturar e, muito menos, pagar para receber o perdão de Deus. Por isso, Lutero colocou no dia 31 de outubro de 1517, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, uma lista de 95 teses sobre como Deus oferece o perdão as pessoas. Em duas semanas toda a Alemanha já sabia das 95 teses. Lutero foi pressionado a se retratar, mas ele dizia que se alguém mostrasse com a Bíblia que ele estava errado, ele voltaria a trás. Não conseguiram! Então no ano de 1520, ele foi excomungado pelo Papa. A história não termina por aqui. Lutero lutou até o fim de sua vida para que nós hoje tivéssemos acesso a Palavra de Deus e conhecimento do perdão que Deus nos oferece gratuitamente.
Só temos que agradecer a Deus por ter despertado Lutero. Reforma é tempo de pensar na graça de Deus. 492 anos se passaram e a verdade continua em nosso meio. Demos graças a Deus por isso.
Um forte abraço à todos!
Pr. Reginaldo Veloso Jacob

Um comentário:

Unknown disse...

A Igreja Luterana Sueca informa ter ordenado seu primeiro bispo abertamente gay, apenas duas semanas depois de ter dado a seu clero o direito de formar casais homossexuais. Eva Brunne foi ordenada episcopisa da diocese de Estocolmo em uma cerimônia realizada domingo. Ela vive em "parceria registrada" com outra mulher. A "parceria" é um tipo de união civil entre gays suecos usada antes da legalização do casamento homossexual, o que ocorreu neste ano. O casal tem um filho.

"É muito positivo que nossa Igreja dê o exemplo aqui e me escolha para o episcopado com base em minhas qualificações, quando se sabe que pode haver resistência em alguns setores", disse ela, em entrevista. A porta-voz da episcopisa, Annika Sjoqvist Platzer, disse desconhecer se outras lésbicas assumidas já haviam atingido o episcopado em igrejas de outros países. No entanto, a Igreja Unida de Cristo, uma denominação baseada nos Estados Unidos, tem diversos gays e lésbicas no posto de "ministro da conferência", uma designação semelhante à de bispo, disse o porta-voz J. Bennett Guess.
Eva, que foi eleita episcopisa de Estocolmo em maio, mas só recebeu a ordenação oficial neste domingo, disse não ter encontrado muita resistência dentro da Igreja por conta de sua orientação sexual. A Igreja Sueca se tornou mais aberta para as minorias sexuais em anos recentes, embora alguns sacerdotes ainda apresentem resistência. O ex-arcebispo Gunnar Weman protestou contra a ordenação, dizendo que ela é "incompatível com a sagrada escritura da Igreja". A Igreja da Suécia tem cerca de 7 milhões de membros, mas poucos assistem aos cultos, em um país amplamente secularizado.
Fonte: Estadão

NOTA: O que será que Lutero diria? Bem, talvez tenhamos uma ideia com a seguinte passagem da Bíblia (a quem o reformador alemão sempre foi tão fiel): "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus". 1ª Carta de Paulo aos Coríntios, 6:9-11.
aguardo respostas no meu blog http://paixaopelodogma.blogspot.com/

shalon em Cristo Jesus...