Páginas

Números de Luteranos no Mundo


O Mundo tem quase 72 milhões de luteranos

Levantamento da Federação Luterana Mundial indica crescimento de 0,21% ano passado

O número de luteranos cresce no mundo. Dados divulgados pela Federação Luterana Mundial indicam que as igrejas luteranas cresceram 0,21% no ano passado.

Segundo as estatísticas, há 71 milhões e 980 mil pessoas luteranas. O número de fiéis aumenta na Ásia, África e América Latina. Na África, a religião vem conquistando adeptos em países pobres como a Etiópia. No continente asiático, a Indonésia, apesar das constantes perseguições aos cristãos, recebeu mais 250 mil luteranos.

A situação continua preocupando na América do Norte e Europa, onde as igrejas estão esvaziando. O declínio é lento, mas vem acontecendo há vários anos, colocando em alerta pastores e líderes luteranos. Porém, na França a situação é bastante grave, já que a Igreja perdeu 74% dos membros no último ano.

No Brasil, se destacam duas igrejas luteranas: a Igreja de Confissão Luterana (IECLB) e a IELB. As duas igrejas registraram crescimento. Os luteranos no Brasil somam 950 mil pessoas, a maioria localizada na região Sul. A IELB tem, conforme as últimas estatísticas, 233 mil membros.

> Continentes e o número de luteranos
Europa: 37 milhões
África: 17,3 milhões
Ásia: 8,5 milhões
América do Norte: 7,8 milhões
América Latina: 1,1 milhões

Foto: NASA – www.nasa.gov

Nenhum comentário: