Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus!
O tema da nossa reflexão é uma pergunta: “Você ainda ouve o galo cantar?” Essa é uma pergunta que feita sem contexto, teríamos as mais variadas respostas possíveis, e que o é pior, não entenderíamos nada.
Alguns, talvez responderiam: “Depois que mudei para a cidade grande, não ouvi mais”. Outros: “Meu vizinho tinha um galo, mas morreu, por isso não ouço mais o galo cantar”. Outros talvez, ainda diriam: “Eu não vejo o galo jogar, que dirá cantar!” Por fim, alguém poderia responder simplesmente: “Eu ainda ouço o galo cantar.”
Porém, o galo que estou me referindo não é o galo do vizinho e muito menos o Atlético Mineiro. É um outro galo, é o galo que Pedro ouviu, é o galo de Pedro!
Creio que vocês estão pensando: “Aquele galo já morreu!” Com certeza. Mas não estou falando daquele galo, estou falando do galo. Está ficando cada vez mais confuso!? Mas eu vou explicar onde quero chegar.
Vamos nos familiarizar com a história e com o contexto.
Quem era Pedro?
- Era um pescador; (Mt 4.18)
- Recebeu um chamado; (Mt 4.19)
- Era Apóstolo; (Mt 10.2)
- Estava sempre à frente de tudo; (Mt 14.28)
- Fez a mais bela confissão; (Mt 16.16)
- Foi possuído pelo espírito enganador; (Mt 16.22-23)
- Prometeu dar a vida por Cristo; (Jo 13.37)
- Foi avisado que iria negar Jesus; (Jo 13.38)
- Pedro negou Jesus (nosso texto)
Quem era Jesus?
- O Filho de Deus;
- Nasceu em uma humilde manjedoura;
- Nem sempre estava à frente;
- Era a própria confissão de Pedro;
- Nunca foi possuído por espíritos maus;
- Prometeu dar a vida por nós, e deu;
Eu fiz a pergunta: “Quem era Jesus?” Essa pergunta na verdade não está certa, a pergunta corrente é: “Quem é Jesus?”
Agora, pergunto novamente: Quem é o galo? O galo é a voz, ou a situação, na qual Deus nos lembra que estamos nos afastando dele. Vejam! Pedro negou Jesus três vezes, somente quando ouviu o galo cantar é que se lembrou das Palavras do Mestre.
Com certeza nossa vida não tão diferente da vida de Pedro. Ora confessamos Jesus como nosso Salvador, ora o negamos. Ora estamos cheios do Espírito Santo, ora somos usados pelo diabo. O galo está cantando! Talvez de diversas formas e maneiras. Talvez através de uma dificuldade, talvez através de um sofrimento e dor, talvez através de uma angústia ou decepção, ou mesmo através de sua consciência.
Talvez você esteja longe de Deus, o negando! Preste atenção! Com certeza o galo está cantando. Hoje ele está cantando através da Palavra e Sacramentos.
A maioria das vezes o “canto do galo” dói. Pedro chorou amargamente (Mt 26.75). O “canto do galo” leva ao arrependimento
Judas ouviu o “galo” – Qual foi a reação de Judas? Remorso => arrependimento => Suicídio. (Mt 27.3-4)
Pedro ouviu o “galo” – Qual foi a reação de Pedro? Remorso => arrependimento => Cristo.
Siga esse caminho ao ouvir o “galo” cantar: Remorso => arrependimento => Cristo. Pois nele, encontrarás perdão, paz e Salvação. Amém.
Feliz Páscoa!
Forte abraço!
Pr. Reginaldo Veloso Jacob