Páginas

Reflexão

Neste mês vamos comemorar a “Quarta-feira de Cinzas” – Um dia depois do carnaval. O carnaval é uma das maiores e a mais popular festa do Brasil.
Para muitos, a quarta-feira de cinzas serve para contar os mortos e feridos do carnaval, juntar as garrafas vazias, desfazer as arrumações do carnaval, acordar os bêbados nas calçadas, curar a ressaca, voltar ao trabalho e assim por diante.
Alguns talvez ao ouvir falar sobre a quarta-feira de cinzas pensam: Bom! É quarta-feira de cinzas, porque ontem o negócio “pegou fogo”, e hoje só restaram as cinzas.
Para muitas pessoas, quarta-feira de cinzas é isso! Um dia depois do grande e desejado dia do carnaval. Dia de se ter boas ou más lembranças. Mas esse não é o significado da quarta-feira de cinzas. Vejamos sua origem:
Na Igreja, a Quarta-feira de Cinzas é o dia que tradicionalmente marca o início da Quaresma, período de 40 dias que antecedem a Semana Santa. Essa quarta-feira tem este nome por causa do costume observado pela Igreja Antiga de se colocar cinzas sobre a cabeça, em sinal de penitência, tristeza e arrependimento.
Um sinal exterior para demonstrar a tristeza pelos pecados cometidos.
Historicamente podemos verificar que carnaval e Quaresma tem uma ligação bastante próxima. Poderíamos até dizer que o carnaval existe nesse período por causa da Quaresma. Isso por que a igreja, no seu desenvolvimento, se aliou ao poder secular no Império Romano, (isso por volta do século IV) passando assim a ditar as regras de comportamento; entre essas regras estão a obrigatoriedade do jejum de da penitência na Quaresma.
A igreja impôs esse ato externo e não perguntou e nem queria saber se as pessoas tinham realmente fé em Jesus. Então, os de coração não-converitdos, e outros por tentação da carne, reagiram fazendo uma festa onde não poderiam ter limites. Por isso carnaval, ou festa da carne. Neste dia, dia que antecede o início da Quaresma (carnaval) essas pessoas se entregavam aos prazeres da carne, pois já na quarta-feira de cinzas teriam que se mostrar arrependidos e fazerem muitas penitências.
Por isso o resultado está ai, o carnaval cada vez mais festejado e a Quaresma cada vez mais sem valor concreto e, até esquecida.
Esse é o significado da quarta-feira de cinzas para os cristãos de nome, de fachada, que acreditam que indo à igreja e colocando cinzas em sua cabeça, se mostrando tristes e fazendo penitências estará tudo OK, não precisam fazer mais nada.
Grande engano! As cinzas no AT representavam a brevidade da vida e era um sinal de arrependimento. Mas as cinzas em si não têm valor nenhum.
Para o verdadeiro cristão, a quarta-feira de cinzas é sinônimo de arrependimento e de confissão verdadeira.
Quarta-feira de Cinzas é tempo de nos prepararmos para relembrarmos com mais intensidade o que Jesus fez por nós no alto da cruz. Aproveitemos este período para nos achegamos mais à Deus.
Um forte abraço à todos!
Pr. Reginaldo Veloso Jacob

Aniversariantes de Fevereiro

05 – Jandira Camilo Frederico
06 – Mileide Borges de Assis
08 – Leandro Schneider Finck
12 – Jânio Pautz
17 – Giselle Langkammer Murta
19 – Cleuza Sebastiana Souza Brandão
23 – Idelzita Maria Oliveira Schneider
25 – Cauã Luciano Borges da Silva
28 – Wilian Evangelista dos Santos

Aniversário de Casamento
08/02/2003 - Allan D. Santana & Andressa Fernanda S. Santana